Criar uma Loja Virtual Grátis
 Campo Grande 2014


Total de visitas: 67521
Conheça Campo Grande

Conheça Campo Grande



A capital de Mato Grosso do Sul apresenta traços culturais muito peculiares. A mistura de raças e culturas é o principal patrimônio de Campo Grande, conhecida também como Cidade Morena pela cor vermelha de suas terras. Os mais de 700 mil habitantes carregam a herança deixada por indígenas, europeus, sírio-libaneses, japoneses, paraguaios, bolivianos e por migrantes de outros estados brasileiros.


Campo Grande oferece infra-estrutura turística com bares, hotéis,  restaurantes e similares, equipamentos de lazer rural e urbano. Confira alguns dos principais pontos turísticos da cidade.


MORADA DOS BAíS - PENSãO PIMENTEL
Um dos primeiros e mais importantes comércios da cidade. Em 1938, o prédio foi alugado para o Sr. Normando Pimentel e transformado na Pensão Pimentel, uma das primeiras referências de hospedaria em Campo Grande, funcionando até 1979. Após a sua revitalização, o lugar se transformou em um dos principais pontos turísticos do município, sendo parada obrigatória para quem quer saber mais sobre o turismo, cultura e história de Mato Grosso do Sul.


FEIRA CENTRAL
Feira realizada na região central, com variedade de produtos hortifrutigranjeiros, artigos importados, doces, roupas, artesanato e iguarias tradicionais: espetinho de filé com mandioca cozida, chipa, pamonha, dobradinha, pastéis e pratos da culinária japonesa.


é a mais tradicional e concorrida feira de Campo Grande, ponto obrigatório de visitação turística. à noite e pela madrugada, transforma-se em ponto de encontro de turistas, artistas, boêmios e famílias, que vão em busca das iguarias gastronômicas locais.


FEIRA INDíGENA
Instalada na Praça Oshiro Takamari próxima ao Mercado Municipal, a Feira Indígena é o espaço da resistência cultural e sobrevivência econômica de alguns índios que vivem na região. Ali os índios comercializam produtos nativos como palmito, pequi, guavira, cajú, plantas e ervas medicinais, mel de jati e artesanato.


MEMORIAL DA CULTURA INDíGENA
Localizado na única aldeia indígena urbana do Brasil. O Memorial foi construído com bambu tratado, coberto com palha de bacuri e possui área total de 340m², sendo 280m² no primeiro piso, onde oferece espaço para exposições e comercialização de objetos de artesanato, receptivo e sanitários. O mezanino tem 60m². A construção contempla os visitantes portadores de necessidades especiais com banheiros adequados.


MERCADãO MUNICIPAL ANTôNIO VALENTE
área estão distribuídos bancas e boxes com variedade de recursos hortifrutigranjeiros e peixes da região, onde a maioria dos comerciantes são descendentes de japoneses. Fundado em 26 de Agosto de 1958.


ESTAçãO FERROVIáRIA
Ferrovia construída em 1914 no Governo de Venceslau Brás, aumentando a população do Município. Foi um marco importante para o desenvolvimento da região. Possui um conjunto arquitetônico de época que conta a chegada do trem, vindo de São Paulo em 1930, cujos trilhos corriam até as fronteiras com a Bolivia (Corumbá), Paraguai, (Ponta Porã e Porto Murtinho).


CASA DO ARTESãO
Espaço restaurado com grande diversidade de peças artesanais do estado, como: cerâmica indígena, tecelagem, cestarias, fauna e flora do Pantanal feitos em argila, etc.


COMUNIDADE TIA EVA
Ex-escrava Eva Maria de Jesus, nasceu em Mineiros-GO, em 1847, deixa sua terra Natal em 1905 chegando em Campo Grande num carro de boi, trazendo suas 3 filhas. A associação dos descendentes da Tia Eva é registrada e as reuniões acontecem no Salão da igreja de São Benedito.


FEIRA PERMANENTE DE ARTESANATO
Comercializa produtos de cerâmica, linha, madeira e arame. Shows musicais toda quinta-feira a partir das 19:30h. Esta praça é palco da história de Campo Grande, desde 1988, quando sediava casamentos, desfiles cívicos e servia de estacionamento para carros de boi.


IGREJA SANTO ANTôNIO
Localizada no espaço onde foi construída a
1º Igreja de Campo Grande. Santo Antônio, padroeiro da cidade, recebeu o título de Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Abadia, após a benção do Papa Jõao Paulo II.  


MUSEU DA FORçA EXPEDICIONáRIA BRASILEIRA - FEB
Capacetes, fragmentos de armamentos e pistolas alemãs, fotografias, casacos, objetos de acampamento, entre outros, são peças do Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que funciona no prédio do Colégio Militar de Campo Grande. No local, o visitante faz uma viagem aos campos gelados da Itália, durante a campanha da FEB na Segunda Guerra Mundial.


MUSEU DA IMAGEM E SOM
Localizado na região central da cidade, oferece acervo de imagens da história do Estado, além de gravações em áudio e vídeo de depoimentos e registros de alguns dos principais acontecimentos, obras culturais e de personalidades sul-mato-grossenses.


MUSEU DE ARTE CONTEMPORâNEA
Conta com um acervo de obras de artistas plásticos de Mato  Grosso do Sul e de outros Estados. Possui um espaço para exposições temporárias do próprio acervo.


MUSEU DO TELEFONE
Criado em 1984, o museu possui um acervo que inclui aparelhos telefônicos antigos e acessórios. Conta a história da implantação das telecomunicações no Estado, por meio de objetos e fotografias.


MUSEU DOM BOSCO
Criado em 1950 por padres salesianos, o Museu Dom Bosco abriga hoje uma coleção das mais significativas, elaborada pelo taxidermista Giovani Magnin, durante as suas muitas viagens ao Pantanal Mato-grossense e demais regiões. Merece destaque o material que relata os usos e costumes dos índios Xavantes, Bororos e outros, além da sessão de borboletas, conchas, aves e mamíferos taxidermizados, dando mostras de plenas manifestações da natureza.


MUSEU JOSé ANTôNIO PEREIRA
O museu está instalado na Fazenda Bálsamo de Antônio Luiz Pereira, filho de José Antônio Pereira, fundador da cidade. Em 1966, a área foi doada pela Prefeitura de Campo Grande já como museu para ser incorporado ao Patrimônio Histórico da Cidade.


PALáCIO DAS COMUNICAçõES PROFESSOR JOSé BARBOSA RODRIGUES
Instalada no Parque dos Poderes, pertence ao Governo do Estado e  abriga as sedes da Rádio e TV Educativa. Possui a maior torre de alvenaria do Brasil e do mundo com 100 metros de altura.


VILA DOS FERROVIáRIOS
Edificada ao lado da Estação Ferroviária, a vila começou a ser construída com o objetivo de agregar funcionários e seus familiares. A vila localiza-se em torno de uma ruela, próxima ao local do nascimento do futuro Presidente Jânio Quadros, em 1917, na Rua 14 de Julho.

Com informações da Fundação de Turismo de MS
www.turismo.ms.gov.br
 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional